Pages

Thursday, November 22, 2007

La ciudad de Copán

Na mesa, as nações unidas: Antonio de Portugal, Christina dos USA, os meninos da Escócia, um tchico da alemanha, um da Nova zelandia e nós, os brasucas.

Nas ruas de paralelepipedos : Eu, thi, Steve (muitoooo gente boa da escócia) e Christina (uma figura).


Depois das ruínas (post abaixo) fomos todos passear pela cidade de Copán, muito charmosa e bem pequetitinha. Me deliciei com milho assado, que aqui é servido com limão e manteiga (hummm) e tem também milho cozido, servido com maionese e queijo ralado (ecaaaaa), cocada (sim, tem sim!!) e muito mais. A cidade não tem muito o que fazer, mas foi ótimo ter um grupo e sairmos todos para um bar que tem comida típica (indicado pelo lonelyplanet guide) e eu me esbaldei com o jantar.

O prato típico daqui nada mais é que o nosso churrasco, mas com outros acompanhamentos. Carne de res (boi), Pollo (galinha) e chorizo (linguiça) no carvão servido com limão, um vinagrete feito o nosso mas sem vinagre, abacate, frijoles (feijão preto com menos temperos q o nosso e batido como purê servido frio), queijo, crema, um preparado de verduras q não sei o nome mas muito bom, o bom e velho arroz, tortilhas e plátano frito. Plátano frito é bem típico e comum aqui, tem até em forma de chips tipo as batatinhas ruflles q nós temos. Plátano é tipo uma banana, mas é menos doce e servida salgada (geralmente com chile e limão).

Copán foi uma ótima introdução a SALGADA ($) Honduras. Um país onde 75% de suas terras pertence aos EUA e/ou empresas americanas. Nao é estranho ver KFC, pizza huts, burguer kings e muitos outros sinais de um país beem americanizado. Em todos os cantos se aceita pagamento em dólar, inclusive ônibus e taxis. Bom, americanizada sendo bom ou não, a primeira diferençaa drástica entre a Honduras e os outro países é a qualidade das estradas. Nada de frio na barriga, manobras radicais e motoristas virados no moio de coentro. Estradas retas e bem conservadas (ia os EUA deixar seus caminhões cheios de acabaxi virar na estrada?!). Passamos o dia seguinte viajando de ônibus.....nota-se, an? Destino Norte.

No comments: