Pages

Monday, November 19, 2007

Ao Tajamulco!!!

Horário de saída: 4 da manhã. Primeiro transporte é esta caminhoneta com essas barras de ferro atrás onde todo mundo vai em pé até a estação de ônibus. Parece loucura, mas há muitas dessas servindo de transporte público por aqui...
Já subindo o Tajamulco...
Passamos as nuvens...



Saímos da nossa rota para ir a Xela (ainda Guatemala) com a única intenção de escalar o vulcão mais alto da America central, com 4.222m. : o Tajamulco. :)

A viagem de caminhoneta (chicken bus) de San Pedro pra Xela foi uma das mais assustadoras q tivemos, o motorista muito louco (o que mais uma vez concluimos que isto é normal.....) fazendo altas manobras, contra mão e etc! Chegamos bem e vivos graças a Deus. Mas concluímos que quem nao viaja de chicken bus não tá viajando na Guatemala....não sente a verdadeira emoção diária guatemalteca de ser :). Além disso, a diferença de preço é brutal, uma van custa em torno de 20 dólares de San Pedro a Xela, por exemplo, e de caminhoneta é só uns 2 dolares... !! :O

Depois dessa viagem, descemos no terrível e muvucado terminal de Xela e pegamos um taxi pela primeira vez na viagem por medo da muvuca.....não gosto muito dessas cidades grandes....tudo é distante e muvucado. Fomos direto pra Casa Argentina que é o albergue onde fica também os Quetzaltrekkers, o grupo com quem vamos escalar o Tajamulco. O quetzaltrekkers é uma organização sem fins lucrativos composta apenas por voluntários de várias partes do mundo e tudo que pagamos serve pra custo da excursão e o resto vai para uma institução em Xela pra criancas pobres, já que os guias não recebem pagamento. Os guias são excelentes, escolhem ser voluntários justamente porque gostam do que fazem. Começamos com uma reunião com o grupo (umas 20 pessoas e uns 5 guias) e tivemos uma preparação .

Começamos a subir às 11 h, depois do desayuno e olhe a paisagem........é de deixar sem fôlego! Sem fôlego literalmente, é como eu fiquei ao escalar esse vulcão.....sinceramente achei q não iria conseguir......a cada subida uma morte, kkkkk. Depois de passar mal, chegamos no acampamento em torno das 4 horas, montamos as barracas e por fim fomos presenteados com esse lindo pôr do sol...........até que valeu a pena, não?

No comments: