Pages

Monday, November 19, 2007

Adios Guatemala






E nossa despedida da Guatemala....! Como não podia deixar de ser, a melhor forma de se despedir, seria com o famoso e inesquecível chicken bus, ou, para os íntimmos, a caminhoneta. As estradas da Guatemala são extremamente sinuosas e a velocidade que esses motoristas colocam nesses carros é assustadora, principalmente porque sabemos que essas caminhonetas aí são importadas dos EUA, mas, apenas, quando elas já estão velhas demais para o uso escolar! Por em risco as criancinhas americanas? Nãão!

Elas são exportadas porque ficam perigosas, já que estão velhas, para as crianças americanas. Mas ainda dá pra servir de transporte público para uma população de um país inteiro, pq não? Claro.!! Ah...falando nisso, o governo da Guatemala não tem o mínimo de controle dos transportes...qualquer um que tenha uma mini van ou caminhoneta, é só entrar pra a associação deles e pronto. Não existem ônibus registrados como no Brasil não. Nem tarifa. O que é péssimo pra os turistas que acabam pagando sempre mais....

Gente, política a parte, é emocionate. A gente literalmente pula no ônibus, o povo entra com galinha, é uma velocidade nas curvas, o cobrador fica pendurado na porta, as mochilas vão lá em cima presas na corda (Aiii meddooo)......muitos turistas não tem coragem de andar em uma (é perigoso mesmo), mas pra sentir a Guatemala, tem q ter essa experiência.

As cores demostram a alegria desse povo, pessoas excelentes, sempre com um sorriso no rosto, música indigena e músico de rua, gente na rua dando bom dia pra vc, sem muita exploração (quando você diz "no, gracias" os taxistas te deixam em paz..), com muitos tacos pra comer, quente de rachar em um lugar e frio pacas em outro.....Adoramos a Guatemala, vai ser dificil partir. O que mais gostamos foi do povo e das viagens inesquecíveis de chicken bus (e da infra estrutura turistica sem exploração $!!!)....o q eu menos gostei foi da comida......mas thiago curtiu frijoles no café da manha. :) A cultura deles ainda é muito forte e marca a gente. As vestimentas, uma coisa muito interessante. Infelizmente a viagem continua (ou felizmente..) e partimos para Honduras! Aconselho a Guatemala pra todo mundo......

P s. Não me canso de avisar q o tempo na net é curto, o teclado diferente, quase 2 anos fora do Brasil e sem muita paciência. Conclusão? Palavras erradas, acentos trochos, portugues misturado com espanhol, erros de coerencia e por ai vai..... mas no fim tudo se entede, naum?

No comments: