Pages

Monday, December 24, 2007

Panamá!

Atravessando a pé a famosa ponte que liga Costa R. ao Panamá
Primeira vista de Bocas del Toro no barquinho
Pula pula no hostal :)

Olha os peixinhos listrados!

O dia começou como um dos piores dias da viagem! Ao arrumar as malas, nada do meu passaporte! Vcs não fazem ideia do desespero q é não achar o passaporte qndo se está em um país estranho e no dia de cruzar para o próximo país. Rodamos o hostal inteiro, chorei, quase morro porque ia ter q voltar para San Jose e quem sabe se iamos seguir viagem ou não depois disso.....tinha tirado o passaporte no dia anterior para ir ao banco.

Quando acreditamos estar tudo perdido, tive uma luz na minha vaga memória e me lembrei q eu jamais sairia com o meu passaporte por aí, até que fui vasculhar na mochila e o achei escondido num lugar na mala em qual ele não deveria estar....cansei de sustos! Ao achar o passaporte, o alivio foi enorme, e o atraso de vida também, mas mesmo assim, corremos e conseguimos pegar o último ônibus para a fronteira Sixaola.

Lá em Sixaola, atravessamos a ponte que liga o Panamá a Costa rica a pé e chegamos ao nosso quinto país! Agora, já beeem mais próximo do Brasil! Fronteira tranquila.

É uma longa jornada para chegarmos ao nosso próximo destino. Começa com chicken bus, pés atravessando a ponte, depois há várias vans por ali mesmo que tomamos até um porto pequeno para pegar um barco até o destino: Bocas del toro! Nossa primeira parada em território panamense. Bocas é um local muito famoso entre os turistas e consequentemente bem turístico e caro. Acima, fotos do nosso banho de mar já em Bocas. Este banho de mar é um pulo do chão do albergue direto no mar. Bem, é assim: o albergue é uma estrutura de madeira construida sob o mar, tipo, palafita! Este albergue, por ser assim, é bem atraente. Do próprio chão do quarto você vê os peixinhos ali embaixo nas brechas entre uma coluna de madeira e outra. A noite, tudo fica iluminado. Do albergue você dá um pulo e cai no mar. Tem pula-pula e trampolim. Parece massa né? Seria, mas, foi uma péssima escolha. Chegamos cansados na noite anterior, tentando dormir em um dormitório com 11 camas (geralmente os dormitórios possuem 6 ou 8 camas) e um único banheiro (dentro do dormitório). Tivemos a má sorte de ficar na mesma noite q um grupo de australianos/americanos bêbados, sem educação e drogados, sem um pingo de respeito, tudo falando alto, gritando no dormitório e o pior.....brigando. Chego no banheiro e me deparo com dois gringos idiotas batendo em um nativo (q por sinal ainda trabalhava no hotel) batendo mesmo, fico terrivelmente chateada, chamo o dono, a confusao tá feita, digo que vou chamar a polícia, o dono se desespera porque ele sabia que era por droga, resolve a situação, aparentemente. Fiquei com asco do lugar. No outro dia de manhã, lavramos. Achamos um outro albergue mais barato, limpo e quieto. E pelo mesmo preço!!! Ah....mas como saber nao é? O aqua seria perfeito se houvesse um dono com moral.

Mas depois ficamos sabendo que é bem por ai...Bocas é bem conhecida por suas drogas e festas. Falando em festa, depois disso, descobrimos que por volta de 11 PM comeca a reggae night no prórpio albergue! A festa era aberta ao público, literalmente dentro dos dormitórios, o local totalmente sem infra estrutura pra ser bar e hotel, gente entrando nos quartos e nossas coisas lá, total insegurança..... a gente encontrou com o pessoal de Puerto Viejo e ficamos na festa, que terminou às 4 am, achamos total falta de consideração o dono não avisar de tal festa e nem reforçar a segurança....uma bagunça. O hostal ficou podre no dia seguite, vômito por todo lado e como é em cima do mar, a polução no mar é horrível. Tentei falar com ele sobre isso, e ele veio com a desculpa q os índios locais poluiam muito mais, não salientando o fato q ele é bem mais instruido q os índios, deveria dar exemplo. Bom.... NEVER STAY AT AQUA LOUNGE! Odiamos.....ah! Sem falar que os banheiros asquerosos que memso pagando nao tivemos coragem de usar....saímos sem banho!

Contudo, só para "usar o que pagamos", no dia seguinte pulamos na água e curtimos a transparência do mar q faz o litoral panamense tao famoso! (e claro pegamos as mochilas e fomos pra outro hostal).

No comments: