Pages

Sunday, January 06, 2008

Água de cor incrivelmenteinexplicável onde os Kunas nela defecam!

Mira a cor do mar!
Idem!
Ilha deserta paradisiaca
O banheiro comunitário da ilha principal
Privada... :P

E além dessa comunidade auto-sustentável maravilhosa, os Kunas foram abencoados com digamos de passagem, um dos lugares mais lindos do mundo. A praia é essa que voce vê, sem retoques. A cor cristalina. A sujerinha do dedinho midinho dá pra ver, sim, senhor. Um azul lindo, areia branquissima e muitos coqueiros. As maiores ilhas são habitadas e viraram vilas (com essas casinhas típicas onde todo mundo dorme em redes), com banheiro comunitário (sem saneamento básico) onde infelizmente vc defeca direto no mar....hum.....entao não nadamos aí!
Por outro lado, as ilhas menores não são habitadas e é onde passamos os dias de praia! É onde não há poluição. Sem falar na cor caribenha...... acho que é a cor de mar mais linda q já vi. Além de serem pequeninas ilhas cheia de coqueiros......super.

A rotina é assim: Todo dia comemos pão fresco pela manha (feito artesanalmente), peixe com arroz no almoço e jantar, e um dia tivemos a especial lagosta :). Tudo pescado no dia e feito em fogão kuna rústico.
O mais maravilhoso foi o nosso último dia. Onde fomos para uma festa Kuna em outra ilha-vila e vimos a dança, os índios todos bebados, as mulheres pintadas e provamos da Chicha, a cerveja típica Kuna, feita com arroz. Eles fermentam a bebida por uns 10-15 dias, eu achei melhor q cerveja normal.....todos bebem juntos em uma única caneca feita de coco (infelizmente não podemos tirar foto dessa festa por ser falta de respeito). A festa é realizada toda vez que uma menina menstrua e assim inicia sua vida de mulher. Ela é mantida em um quarto isolada por 4 dias com uma rede e comida e depois desses 4 dias, outras mulheres entram e colocam as vestimentas tipicas nela pela primeira vez, cortam o cabelo e a produzem para a festa. A festa começa ao meio dia e em torno das 6 da noite a nova mulher sai em uma dança e apresenta-se a sociedade. E a festa vai até acabar a Chicha..... algumas vezes, por quatro dias! Sem palavras.....

No comments: