Pages

Thursday, January 03, 2008

Canal do Panama

Chegando na Ciudad de Panamá: Pegamos pela primeira vez na viagem um ônibus noturno! Que maravilha....(não muito para as costas, mas, pra o bolso e para salvar tempo, sim)...procuramos muito nos outros países ônibus a noite para as longas viagens de 6, 8 horas.... mas somente encontramos por aqui. Então partimos no ônibus noturno para as 8 horas de viagem até a Cidade do Panamá.

Temos um trauma de cidade grande nesta viagem pq como estamos em países mais pobres, nem sempre é seguro e barato (taxi é necessário...), então somente paramos em San Jose (Costa Rica), que por sinal, surpreendeu, e decidimos parar em Cidade do Panama também (mais por conta do Canal do Panama).
Surpreendentemente novamente, a cidade é encantadora, e também, me lembrou muito, mas muito mesmo, a Recife, numa versão mais limpa, organizada e segura. Vale a pena.

Ficamos no albergue da Zuly’s, um dos poucos lugares baratos na cidade, mas em uma área central e bem segura. No primeiro dia (ganhamos um dia a mais com o ônibus noturno :) ) tivemos uns problemas que comento depois, e seguimos com Joel (USA), Amanda (Australia) e Georgina (Suiça) que acabamos de conhecer no albergue para o Canal do Panama (não sabiamos q seria o inicio de grandes amizades). Aqui ganhamos camas no quarto com ar condicionado porque somos brasileiros!

O Panama teve a enorme sorte de ser o país com a faixa de terra mais estreita entre o oceano atlântico e pacífico, e abriu os olhos americanos para a brilhante ideia de investir no Canal do Panama. Incrível solução. O canal realmente é íncrivel, dá pra ver os dois oceanos e neste dia, dois navios enormes atravessando o canal. Para cada travessia, paga-se 25 mil dólares americanos (2007) e eles somente aceitam em dinheiro e com no minimo 48 horas antes do dia da travessia! Contudo, segundo o Guiness, o valor mais barato cobrado pra atravessar o canal foi a um homem que atravessou o canal a nado, pagou alguns centavos de dolares americanos e entrou para o livro dos recordes. :)

Hoje o canal está em obras para ampliação da “pista” para começar a aceitar navios maiores (os navios estao bem maiores do que na década de sua construção).