Primeira parada: Flores - guatemala!
O lago Peten Itza :)
Eis que depois de quase um ano e sete meses, é chegada a hora de sair dos EUA. De certa fforma me encontro apreensiva, mas tem q ser. Entao ve só: uma passagem custa em torno de 800 doletas, vezes dois, dah uma porrada, entaum, pensei, pq nao voltar pra o Brasil por terra......colocando um poukinho soh a mais na quantia a gente chega la e ainda conhece uma cacetada de lugares....dai ficou deciddio q assim seria. (o teclado do cybercafe eh o oh)........Dai ainda chego mais perto ainda do fim do mundo. :)
Plano inicial seria sair da California pra o Mexico, atravessar o Mexico, ir por Belize, Central America, chegando a Sul America por Equador e subindo até o Brasil. Mas, devido ao nosso
small budget, tive que cortar Mexico e Belize da rota. São caros e, além disso, o tempo não daria pq tenho q estar em Recife antes do dia 16 de fevereiro...... Entao, ainda por conta do tempo curto e grana mais curta ainda, cortei El Salvador (por falta de atrativos mesmo...) e equador (deixo para depois). O resto prevalece: Voo até Guatemala, seguindo: Honduras, Nicaragua, Costa Rica, Panamá, COlombia, Venezuela, norte do Brasil - Recife.
Tudo começa com uma viagem de 9 horas, de madrugada, do Maine pra NYC. Depois voo de NYC pra Flores, já na Guatemala. Nos preparamos bem: mochila, vacinas, guias de viagens, blogs de outros viajantes, um casaco impermeável, um moleton, uma roupa de banho, 5 camisas, um short (Carina), duas bermudas, uma calça jeans, uma calca moleton (Carina) e duas clima cool (Thiago), tennis de trilha a prova d'agua, um par de havaianas, e um par de sandálias de trilha, três pares de meia, máquinas fotográficas, lap top velho e um mp3, repelente potente, um shampoo que serve de sabonete e uma toalha de rosto que servirá como toalha de banho.....
Primeira parada? Flores Guatemala! De repente, me vejo em Olinda. :) Tudooo é diferente, uma confusão na minha cabeça: Inglês, espanhol, portugues, NADA SAI CERTO! :P Thiago só morre de rir.....ah! Sure q ele tem sido nosso tradutor oficial, o q habla com todos. Meu portunhol tá fraco na fita.
Os guatemaltecas são um amor, todos gentis e atenciosos. Já gostei de cara. Diferente da Jamaica, q é terrivel......Ninguém nos fez mal até agora, dizem q é um país violento, mas...... nao sei se falam isso pq são a maioria europeus, americanos, porque, para nós tá tudo bem tranquilo: Andamos de mochila, pochete e câmera e nada acontece!
Flores, é a capital de El Petén e também uma ilha do lago Peten Itza. Fica ao Norte do país. Na verdade, todos vem aqui como ponto de chegada/partida pra Tikal, os famosos templos mayas. Fizemos o mesmo. O clima é bem quentinho....... e
low-profile: redes por todos os lados, todos os hotéis e restaurantes tem redes. Ai, ai...era o que precisávamos depois de tanta correria em Bar Harbor. Os fins de tarde são nos barezinhos de palafitas dentro do lago...... e nós fomos curtir nosso primeiro por do sol. E que por-do-sol?! Lindo.
Passamos 3 dias aqui, visitaremos Tikal e seguimos para o sudeste do país.